Parceria IMHB e GAAC

IMHB e o Grupo de Atividade Assistencial e Cultural de Juiz de Fora assinaram termo de convênio de cooperação.

O objeto deste convênio consiste no estabelecimento de parceria visando uma reunião de esforços para a captação de recursos junto aos órgãos do Poder Público e ou iniciativa privada, a serem aplicados nos projetos do GAAC voltados para o fomento e a valorização da historiografia negra e de cor no Município de Juiz de Fora.

IMHB.Termo_.convenio.GAAC_.IMHB_

A diretora do GAAC, Dra. Rita de Cássia Souza Félix Batista, lembra que a justificativa para a parceria é que o Brasil de 1888 produziu com a libertação dos escravos uma sociedade com dois pesos e duas medidas. Desde então luta-se no país por uma cidadania igualitária, porém no tiro de largada as condições de busca da felicidade não eram iguais e em 2021 a nação brasileira ainda não conseguiu reparar este erro inicial. Desde então as classes privilegiadas continuam um passo à frente nas oportunidades e construíram sua historiografia do vencedor. Mas como acabar com um país e uma Juiz de Fora com cidadãs e cidadãos de segunda categoria?

Para a diretora do IMHB, Christine Müller Hill Maestrini, este projeto é um primeiro passo para apoiarmos o GAAC a proporcionar cultura através da leitura nos tradicionais bairros desprivilegiados e através do conhecimento da historiografia local, melhorar o conhecimento de suas próprias raízes e desenvolver cidadãs e cidadãos com capacidade de reescrever a historiografia local se introduzindo e valorizando seu próprio legado. O IMHB acredita que somente teremos uma sociedade justa quando para TODOS os habitantes do Brasil forem realmente reconhecidos seus direitos iguais.

Agradecemos o apoio do promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora, MPMG, Alex Fernandes Santiago. Ele explica que os recursos obtidos com os acordos intermediados pelo Ministério Público são repassados para entidades parceiras como o IMHB.

Segundo o Presidente do IMHB, Alexandre Müller Hill Maestrini, o primeiro projeto será a criação de um Cinturão Cultural em Juiz de Fora com 12 bibliotecas apoiadas pelo GAAC/IMHB nos bairros negros de Juiz de Fora. Juntos doarão três obras literárias de cada autor relevante para a historiografia local. Futuramente fomentarão os novos autores sobre a história da imigração africana em Juiz de Fora.

Autores que queiram contribuir com o projeto podem entrar em contato com Rita Félix, GAAC, pelo Whatsapp (32) 99174-1610

5 respostas para “Parceria IMHB e GAAC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *