A Supervisão de Arquivo Histórico de Juiz de Fora recebeu o MPMG e o IMHB na sexta-feira (10.11.2023), às 9 horas, para mostrar as doações compradas com recursos de TAC do Ministério Público: “É de vital importância de preservar os documentos do Arquivo Histórico de Juiz de Fora, que guarda documentos raríssimos e relevantes do Executivo, Legislativo e Judiciário da região e ainda periódicos antigos”, comentou o promotor. Na foto abaixo, sentado, o funcionário da PJF Lucas Nogueira PJF digitalizando os documentos.
Na foto abaixo durante a visita aos arquivos, além do promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural em Juiz de Fora, Alex Fernandes Santiago (foto abaixo na esquerda), estavam representando a PJF: Marta Cristina Moreira da Fonseca PJF (direita da foto abaixo), Renato Preste – Subsecretário de Administração PJF (foto abaixo ao lado do promotor), Elione Silva Guimarães Professora do Arquivo Escola do AHJF-PJF e Raquel Pereira Francisco Professora do AHJF-PJF (ao lado de Marta). Antônio Henrique Duarte Lacerda (ao lado do secretário) Ex-supervisor do AHJF e atualmente historiador representando a sociedade civil compôs o quadro junto com Alexandre Müller Hill Maestrini presidente do IMHB (ao fundo) e Christine Müller Hill Maestrini tesoureira do IMHB.
O promotor Alex Fernandes Santiago pode ver como os recursos obtidos através dos acordos intermediados por ele através do Ministério Público são repassados na prática para entidades parceiras. Os materiais para a preservação (caixas azuis na foto abaixo) foram adquiridos com verbas originárias de medidas de ajustamento de conduta TAC, uma penalização paga por infratores em via extrajudicial de solução de conflitos. A primeira foto abaixo mostra como estavam os arquivos antes da doação e a seguinte foto após o trabalho dos historiadores em organizar e preservar os documentos.
O Instituto Müller Hill do Brasil, fundado em outubro de 2019 é uma associação da sem fins lucrativos em defesa do patrimônio histórico, cultural, turístico e meio ambiente natural. O IMHB adquiriu os materiais e doou para uso exclusivo do Arquivo Histórico. O presidente do IMHB, Alexandre Müller Hill Maestrini, espera com essa iniciativa que os munícipes percebam a importância de se preservar as raízes para as gerações futuras.
A entrega dos materiais foi no Arquivo Histórico de Juiz de Fora – Avenida Brasil, 2340, 2º andar. Conheça o AHJF!